A ética é o valor mais precioso em qualquer relação, e especialmente nos negócios. Dois entes ligados por interesses profissionais, sem necessariamente nenhum vínculo de afeto ou de origem comum, precisam estar seguros de poder confiar um no outro. Esta confiança se estabelece pela ética.

Na Demanda nunca perdemos de vista esse compromisso. Aqui, a gente prioriza uma conduta ética não só pela qualidade do nosso trabalho, mas também pela responsabilidade que temos com a sociedade em geral. E as nossas diretrizes éticas se expressam tanto na conduta com os clientes quanto na conduta com nossos entrevistados.

Se você é cliente:

Nós garantimos que suas estratégias permanecerão sempre confidenciais, e que absolutamente nenhuma informação referente ao seu negócio será usada em qualquer outro projeto, ou quaisquer ações que tenham em vista uma eventual vantagem concorrencial à Demanda. O mesmo se dá com todos os achados de nossas pesquisas Ad Hoc: do início ao fim, sem exceção, são propriedade exclusiva do cliente contratante.

Também asseguramos que todo o rigor científico e os mecanismos mais detalhistas serão sempre empregados no sentido de garantir a confiabilidade dos resultados. Somos vigilantes com o planejamento dos trabalhos, não toleramos sequer indícios de fraude ou trabalho mal feito. Se algo não dá certo, simplesmente refazemos, sem maquiar problemas.

Se você é entrevistado:

Sua confidencialidade é uma garantia inegociável. Dados que identifiquem respondentes nunca são compartilhados com ninguém, a menos que o projeto preveja uma ação individual posterior: neste caso, é preciso que o respondente expressamente autorize sua identificação..

Menos lembrado, mas tão importante quanto, é o compromisso em apresentar a pesquisa, formular as questões de modo íntegro e objetivo, sem intenções escusas de induzir opiniões ou distorcer comportamentos. A elaboração dos questionários segue critérios rigorosos para que não haja viés, para que o respondente não se deixe enredar despercebidamente e acabe por emitir opiniões ou julgamentos alheios a sua forma de pensar.

ABEP e ESOMAR

Todas essas diretrizes dizem respeito ao bom senso de cada profissional, mas não estão soltas, a depender da subjetividade de cada um. Nós, pesquisadores de mercado, temos nossa atividade regida por entidades que estabelecem padrões éticos e recomendações bastante objetivas nesse sentido. Aqui no Brasil, a Demanda é associada à ABEP (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa), que por sua vez é ligada a ESOMAR (European Society for Opinion and Marketing Research).

Confira algumas das orientações para nossa atividade descritas no Código de Conduta da ABEP/ICC/ESOMAR:

  • Deve-se obter o consentimento de qualquer respondente que participe de uma pesquisa;
  • É preciso transparência sobre a forma pela qual as informações fornecidas por respondentes serão utilizadas;
  • É necessário proteger a identidade do respondente e quando necessário, apenas compartilhá-la com seu o consentimento;
  • A pesquisa deve ser realizada em conformidade com o que foi acordado com o cliente;
  • É preciso possibilitar a verificação independente dos resultados pelo cliente;
  • Dados devem ser distinguidos das interpretações dos dados;
  • Na publicação de resultados, o cliente e os pesquisadores devem garantir que os resultados divulgados não sejam enganosos;