A importância do moderador em pesquisa qualitativa
Se você já participou de focus groups, certamente tem alguma história para contar. Essa técnica de pesquisa qualitativa é a técnica da “vida ao vivo”, e ali tudo pode acontecer.
Durante as sessões de discussão, as pessoas falam o pensam, abrem o seu coração, nos surpreendem e nos encantam e, não raro, nos desapontam também, contrariando alguma ideia que reinava como verdade absoluta.
No entanto, mesmo sendo tão espontânea, pesquisa qualitativa não tem nada de aleatória nem é feita ao acaso. Embora se pareçam com uma conversa informal, os focus groups demandam muito planejamento técnico e, para isso, é necessário contar com profissionais experientes, especializados e muito habilidosos.
O trabalho de um bom moderador começa muito antes dos grupos: ele parte do entendimento a fundo do briefing do cliente e do desenvolvimento do roteiro para alcançar os objetivos. Mas, sua missão maior é transformar as sessões de discussão em grupo em fontes criativas e férteis de conhecimento relevante.
O moderador não está ali apenas para aplicar o roteiro planejado, ele precisa criar um rapport com o grupo, deixando todos à vontade para falar o que pensam; precisa saber ler as entrelinhas, a linguagem corporal, as emoções que não são ditas; precisa conseguir pegar no ar as “faíscas” que o participante produz durante as interações e que devem ser ali mesmo alimentadas, para ver se geram chama e se transformam naquele insight tão esperado.
Um bom moderador sabe mudar o rumo do roteiro e da discussão quando necessário, percebendo novos temas que não tinham sido considerados a princípio. E sabe retornar ao roteiro, sem quebrar ou desaquecer o grupo. Ele dá atenção aos participantes e também cria hipóteses e as coloca em teste no minuto seguinte. Ele vê os participantes e também enxerga o que está por detrás deles. Ele ouve os participantes, mas também escuta o que não é dito. Porque as pessoas falam o que pensam, mas agem conforme sentem.
Se sua empresa demanda conhecimento qualitativo, fale conosco!