Técnicas de
Pesquisa

Trabalhamos com inúmeras
técnicas para encontrar uma
para sua necessidade.

Focus Group

Quais associações ou sensações que um determinado assunto ou produto provoca?

O focus group, ou grupo focal, é uma metodologia de pesquisa bem conhecida e uma das mais utilizadas em pesquisa de mercado. Busca-se a interação de pessoas a partir da relação comum com o objeto da pesquisa.

Esse método de pesquisa permite que um determinado grupo de pessoas reunidas explorem livremente um assunto facilitado por um moderador, deixando emergir percepções e opiniões dos participantes quando o assunto é abordado.

A análise das discussões em grupo considera além do que foi dito no debate, expressões faciais e outros estímulos positivos e negativos que dizem muito. Essa metodologia permite ainda, aos clientes, a observação da discussão in loco ou de modo online, vivenciando de perto essa dinâmica e o conteúdo produzido

Entrevista em Profundidade

Mergulhar nas profundezas individuais, emergindo com motivações, crenças, atitudes e sentimentos sobre determinado tema.

Esta técnica de pesquisa consiste na realização de entrevistas individuais e tem como objetivo analisar de forma mais profunda e detalhada os assuntos desejados.

Através de perguntas livres, ou orientadas por um roteiro não-estruturado, o respondente é estimulado por um entrevistador altamente qualificado a revelar motivações, crenças, atitudes e sentimentos sobre determinado tópico.

A entrevista pode ser realizada de forma presencial, online ou por telefone – dependendo da especificação de cada estudo.

Etnografia

As pessoas agem de forma singular e sofrem influência direta de seu meio, espaço e contexto social.

Técnica que acrescenta conhecimento importante, ao privilegiar a observação comportamental das pessoas em seu ambiente, interagindo com os diversos elementos que compõe tal espaço, assim como, os diferentes e mutáveis papéis presentes em cada um deles, as funções e significados a que são submetidos os produtos e serviços quando presentes em seu universo cotidiano.

Ao observar, participar e entrevistar o “nativo” em suas condições reais de existência, busca-se entender e mapear a completude de sua vida e transferir os aprendizados para o ponto de vista mercadológico.

Creative Session

A imaginação coletiva a serviço da criação de soluções para seu negócio.

Metodologia que pode ser utilizada tanto no B2C, como também no B2B, traduzindo inputs capturados em pesquisa em estímulo criativo para atender aos diversos objetivos de negócio como comunicação, desenvolvimento de produtos e posicionamento de marca.

Através da colaboração criativa, possibilita encontrar:

Novas ideias e conceitos, possibilitando transformá-los em um produto e/ou serviço.

A solução de um problema.

Análise Semiótica

O que significam certos objetos, arranjos de linguagens formados pelas relações entre signos, cores, palavras, imagens distribuídas em dado formato para um determinado público em um dado contexto?

A capacidade de entender o significado, o sentido e as interpretações atribuídas aos signos arranjos de linguagens e aos modos como esses são difundidos nas várias mídias que serão transmitidas nas mensagens, facilita a criação de estratégias mais eficazes para atingir o público alvo, assim como favorece identificar e corrigir interpretações que são distantes dos objetivos da marca, do produto e de seu posicionamento, e também possibilita atuar em prol da coesão da marca considerando as várias campanhas, bem como na multiplicidade de modos de presença dessa no mercado, o que garante atuar com eficácia.

A aplicação de análise semiótica acompanhando a vida das marcas e dos produtos é uma ação que contribui para a obtenção de maior alcance de um resultado mais efetivo e eficaz já que facilita a identificação de possíveis falhas que provocam ruídos em estudo de embalagens, rótulos, logotipos, comunicação, e em outros campos semânticos relativo aos atributos da marca.

Home Visit

Vivenciar o comportamento do consumidor dentro de seu habitat. 

Imersão na casa e na rotina do target a ser estudado. O objetivo é entender as relações com os espaços, objetos e pessoas, além de entender também a sua interação com os produtos e serviços que compõe o dia a dia dos participantes, gerando insights e aprendizados sobre as categorias, marcas e seus consumidores.

Essa metodologia possibilita também uma experiência rica para o cliente, ao proporcionar uma conexão mais direta com o seu consumidor final.

Intercept

Eficiência na coleta de dados, amplitude e rapidez.

Essa metodologia implica em abordagem feita em locais de grande circulação de pessoas, onde possíveis respondentes se encontram.

Após serem qualificadas, são convidadas para participar do estudo em um ambiente controlado ou respondem onde estiverem, em meio a suas atividades cotidianas ao redor de onde foram abordadas. Esse método é recomendado para atingir rapidamente públicos específicos e para pesquisas que necessitem de grande amplitude geográfica.

Gang Survey

Com o ambiente adaptado para representar uma situação real é possível fornecer experiência sensorial de prototipagem de produtos, conceitos a fim de capturar retroalimentação dos usuários.

Cria-se um espaço para representar uma situação real de contato e experiência com o produto ainda em teste. Em uma sala, um grande grupo de participantes responde a um questionário quantitativo. Em seguida, o grupo é apresentado ao produto, em geral, inclui-se uma experiência sensorial (aparência, toque e cheiro) nesse teste. Por fim, expressa suas opiniões em uma pesquisa estruturada.

Essa metodologia é altamente eficaz para testar novos produtos e desenvolver estratégias de marketing antes do seu lançamento.

Mystery Shopper

Assumindo o papel de um cliente do estabelecimento, o pesquisador possibilita uma interação espontânea com os interlocutores do ambiente..

Através dessa metodologia é possível gerar dados detalhados e um feedback sobre as experiências vivenciadas como cliente.

Compradores e clientes misteriosos realizam tarefas associadas ao uso de serviços ou ao processo de compra de produtos: faz perguntas, registra reclamações, tira dúvidas ou se comporta de uma determinada maneira. O pesquisador é treinado em um protocolo de visita, e é escolhido segundo o perfil do consumidor do estabelecimento-alvo.

Diário de Uso

Conhecer hábitos de utilização e mapear rotinas ajudam a fornecer insights sobre o consumidor e sua interação com o mercado.

Nessa metodologia é o próprio usuário quem faz as anotações em um diário de uso a partir de seu ambiente natural ou original de uso.

Aplicado quando é necessário conhecer hábitos de utilização cotidiana de um produto ou serviço em determinados períodos de tempo. Além disso, serve para mapear rotinas de uso com o objetivo de absorver insights sobre a vida do usuário – o que, por sua vez, serve de insumo para a ideação e a conceituação de novos produtos ou serviços.

Shop Along

O trunfo é o entendimento do processo de compra do shopper. 

Essa metodologia possibilita traçar o perfil de comprador e suas motivações, identificar influenciadores no processo decisório, analisar toda a trajetória associada à esse processo, inclusive aquelas associadas a seu planejamento e identificar facilidades e dificuldades presentes que possam atrair ou servir como barreira da compra.

São recrutados shoppers da categoria que se pretende avaliar, para que realizem uma compra acompanhado de um moderador que vai explorar a compra, a tomada de decisão pela escolha daquele produto.

Teste de Usabilidade

Evidenciar onde e como surgem as dificuldades de uso e quais são suas potenciais soluções.

Essa metodologia testa a usabilidade de produtos, devices, embalagens e de aplicativos móveis e websites. Permite observar a opinião dos consumidores e usuários sobre o design, funcionamento, entendimento e manejo dos produtos do cliente, assim como aqueles dos concorrentes. Também permite identificar as necessidades dos usuários em relação aos hábitos de uso e contexto de utilização.

O estudo, de caráter exploratório e teste prático, é desenvolvido através do uso da técnica de entrevistas pessoais por roteiro estruturado com perguntas abertas e tarefas a serem executadas pelos usuários. A troca entre usuário e moderador expõe de forma detalhada possíveis problemas de utilização e gera ideias para reformulações de soluções de funcionamento e de design.

Eye Tracking

Conhecer o comportamento ocular para orientar estratégias de posicionamento, comunicação ou ativações em PDV.

Eye Tracking é uma metodologia que rastreia o comportamento ocular através do uso de câmeras especializadas acopladas a óculos, permitindo conhecer para quais aspectos visuais ou informações os consumidores direcionam seu olhar.

Possibilita a avaliação de produtos, mockups reais ou de gôndolas e espaços em PDV reais ou virtuais, no próprio computador: diferentes versões de rótulos e embalagens, de material promocional ou de peças publicitárias, inclusive filmes.

Utilizado em conjunto com entrevistas em profundidade, o Eye Tracking tem sido ferramenta valiosa para analisar comportamentos do consumidor em ambiente de loja, avaliar alternativas de packaging, testar material publicitário impresso ou em vídeo e avaliar experiência de usabilidade em websites.

Desk Research

Dados secundários complementam estudos de mercado.

O Desk Research consiste em metodologia que busca reunir, compilar e analisar dados anteriormente gerados e coletados pelo governo, por instituições não-governamentais, entidades, indústrias, associações, empresas, enfim, órgãos que possuem banco de informações disponíveis, além de publicações que podem auxiliar na produção do cenário que se está querendo compreender.

Online Community

O uso do canal online tão presente no cotidiano do consumidor é uma eficiente ferramenta de pesquisa.

As Comunidades Online (bulletin board) permitem ambientes colaborativos para a interação em tempo real. Em termos gerais, as pessoas são convidadas para se reunir em uma plataforma online e discutir temas previamente definidos. Lá descrevem suas experiências e seus aprendizados sobre o foco do estudo. As atividades incluem quiz, perguntas abertas e fechadas, postagem de fotos, imagens, emojis, vídeos, mensagem de voz, a troca de ideias com os outros participantes, entre outros.

Nessas comunidades é possível extrair impressões, percepções e opiniões dos participantes, possibilitando a criação de insights, impulsionando inovação e ganho de influência.

Net Promoter Score (NPS)

Imagina tudo o que pode ser feito se você conhecer quais são os diversos graus de fidelidade e propensão à troca de suas marcas e de seus produtos e serviços?

Considerado atualmente o melhor modelo de pesquisa de satisfação do cliente do mundo, o Net Promoter Score (NPS) é uma metodologia criada para medir o grau de satisfação e a lealdade dos clientes das empresas de qualquer segmento. A métrica é amplamente utilizada pela Demanda devido a sua simplicidade, confiabilidade e flexibilidade.

Implante de Produtos

O consumidor testa o produto no seu dia-a-dia e nós mensuramos os impactos gerados após seu uso.

Uma vez contextualizada a vida cotidiana, hábitos e atitudes relacionados à mesma segmentação do produto target, introduzimos o produto do cliente no dia a dia do consumidor para teste de uso e experimentação.

Através dessa metodologia, podemos identificar sua aceitabilidade, aspectos relacionados à usabilidade, necessidade, frequência e momento de uso, satisfação, fortalezas, pain points, intenção de utilização, entre outros

Quais desafios você está enfrentando hoje ?

Projeto complexo só até conversarmos, a troca de ideias sempre traz descobertas que definem caminhos e enriquecem resultados.

Permita-nos contribuir com aquela solução que o seu negócio está precisando.