Histórias Vivas da Pesquisa de Mercado.
Como Manter Ativa Uma Marca Por Mais de 50 Anos

Este livro é um primor. Fácil de ler, ao mesmo tempo comovente e inspirador. De forma atraente, com elegância e bom humor, o autor viaja pelas muitas histórias vividas por pesquisadores da Demanda, um instituto de pesquisas de mercado criado no Brasil no distante ano de 1967. A marca Demanda para pesquisa de mercado permanece como a segunda mais antiga do setor no Brasil. Outras empresas, criadas anteriormente, ou foram vendidas a grupos internacionais e mudaram o nome ou encerraram atividades.

Ao longo de mais cinco décadas a marca dessa empresa mantém-se ativa orientando decisões de algumas das maiores empresas do mundo, por exemplo, para indagações como: qual o tamanho e a melhor localização de novas indústrias ou shopping centers, quais os sabores e embalagens terão maior aceitação, quais os apelos e a forma de comunicação mais eficaz, quais os modelos de carro a serem lançados, quais os pontos fracos e fortes da concorrência, quais os melhores temas para campanhas politicas, a qual faixa de preço se deve vender, qual a imagem das empresas, como criar atitudes favoráveis de consumidores. Foram realizados com sucesso mais de 7.000 projetos em duas dezenas de países para mais de 800 clientes.

O livro se propõe a juntar as estórias de muitos jovens que passaram alguns dos melhores anos de sua vida participando de projetos que impactaram a economia, favoreceram o progresso social e ao final proporcionaram emprego para milhares de pessoas. Foi no ambiente da Demanda que eles aprenderam uma profissão, uma forma agradável de trabalhar juntos, a festejar o sucesso de cada projeto realizado com ajuda de muitas mãos, a virtude de sobrepujar desafios, a importância de trabalhar honestamente, dando o melhor de si para atingir o objetivo coletivo. Alguns encontraram amores que persistiram por longo tempo, às vezes por toda a vida. Filhas seguiram os caminhos das mães procurando trabalho de pesquisa na Demanda. Alguns saem, têm outras experiências e depois voltam. Através de estórias curtas o livro valoriza a participação individual dos colaboradores enfatizando seu papel relevante para o sucesso de cada projeto.

Quantas crises viveu o Brasil nessas ultimas 5 décadas? A história do Brasil com seus regimes, sua moedas, suas crises, sua diversidade, seus desafios estão aqui contadas, como se estivéssemos em uma roda de amigos, conversando francamente. Para sobreviver a Demanda desenvolveu vários negócios, alguns com a marca Demanda outros com outras marcas. Foi a pioneira em consultoria de telemarketing na América Latina. Tinha escritório em New York quando houve o ataque às Torres Gêmeas. Foi fechada pela dita- dura, com suspeita de participação na resistência armada. Essas histórias são contadas com o pano de fundo da história recente dos movimentos políticos, sociais e econômicos do Brasil.

O livro é acima de tudo uma lição de vida. Uma lição de quem soube converter os obstáculos em aquisições e transformar perdas em conquistas. Mais do que um relato do que já passou é um roteiro para se aprender como vi- ver. A empresa tem sido ao longo das décadas uma escola de pesquisa honesta e criteriosa, de relacionamento respeitoso e de aperfeiçoamento constante dos colaboradores. Como tal, é muito querida pelas antigas colaboradoras, alguns delas se autodenominam “demandetes”, apesar de estarem trabalhando em outras organizações.

Manter-se no mercado exige uma atualização tecnológica constante mas exige, principalmente, a capacidade de aprender novos conceitos, processos, métodos e técnicas discutidas o tempo todo nos congressos internacionais. O dirigente de uma organização de inteligência de mercado deve ter em mente o interesse permanente de se manter estudando e atualizado para sobreviver. De reinventar. E de jamais incorrer em desvios de conduta que possam reduzir a confiança de seus clientes. Boa leitura!